Geral · 8 de outubro de 2020 0

Prefeito de cidade do interior do Piauí estaria impedindo acesso à água para população carente

João Costa é uma cidadezinha no sul do Piauí. Tem pouco mais de 2 mil habitantes e mais de 70% da população vive na zona rural. Apesar de pouco conhecida, ela vive um drama muito comum pelo interior do Piauí: o controle do prefeito sobre o acesso à água para a população.

Segundo denúncias recebidas pelo O Piauiense, o prefeito Gilson Castro (PV) estaria impedindo o acesso da população à água, inclusive desativando poços em pleno funcionamento. No vídeo abaixo, o poço que havia sido desativado desde 2013 estava, na verdade, funcionando, o que foi comprovado pelo uso de uma sonda pela própria população do local.

“A população está passando sede. O prefeito controla tudo. A compra de votos é feita através da água. Quem apoia o candidato dele, ele libera a água através dos carros pipa. Os poços que ele fechou estão todos em pleno funcionamento. Só precisamos de uma bomba para poder utilizar o poço”, afirmou um morador local.

Esse tipo de ação dos prefeitos do interior é muito comum: ao controlar o acesso a água, apenas quem estiver alinhado com o projeto de poder do prefeito terá água em casa, que é distribuída através de carros-pipa.

Entramos em contato com o prefeito Gilson, mas ele não retornou nossa mensagem solicitando mais esclarecimentos. Atualmente, ele apoia o candidato à Prefeitura Zé Neto do PSD.