O grande problema da falta de alternância de poder entre candidatos de diferentes matrizes ideológicas é que a cidade entra em um período de estagnação. O PSDB, por praticamente 30 anos no poder, não consegue aceitar críticas e não resolve problemas gravíssimos da cidade como transporte público, infraestrutura, saneamento entre outros.
A defesa do partido é: “Mas o PSDB foi eleito pelo voto e não por imposição. É isso o que as pessoas querem”. Quem tem a máquina pública tem facilidade em reeleições. Sabemos que a quantidade de cargos comissionados da Prefeitura é enorme, muitos deles para líderes comunitários que possuem influência sobre suas comunidades. Imagine como a administração municipal pode controlar professores da rede pública – para citar apenas um exemplo – para que votem neles.
Aqui no Piauiense já denunciamos a pressão exercida sobre estagiários de órgãos públicos para que participem das reuniões políticas de Kleber Montezuma.
Não é só questão de voto e sim do poder do PSDB sobre a população para pressionar em relação ao voto em seus candidatos. Foi isso o que permitiu o PSDB no poder por tanto tempo.
Sem alternância de poder, a cidade se manterá estagnada – e nem mesmo a democracia funciona mais.
Comentários