Assembleia Legislativa · 4 de abril de 2021

Por que não mostramos os gastos dos Deputados? Porque a Assembleia, ilegalmente, não disponibiliza essas informações

Quando começamos a publicar as informações sobre os gastos dos vereadores, muitos seguidores pediram para fazermos os mesmos com os deputados. Infelizmente, não será possível no momento por um único motivo: os deputados, de forma criminosa, não prestam contas de seus gastos para a sociedade.

Já houve diversos processos judiciais em que foi feita essa solicitação mas, mesmo assim, eles não respeitam as Leis de Transparência e a de Acesso a Informação.

O cidadão que fizer uma solicitação por informações de gastos dos deputados é simplesmente ignorado – e esse é mais um absurdo que as autoridades competentes nunca fizeram nada a respeito.

Felizmente, após uma ação movida pelo advogado André Portela, do Custo Piauí, essas informações foram liberadas pela justiça – mas, como a Assembleia recorreu, precisaremos aguardar mais um tempo.

Assim, a população não tem acesso a quais são os valores das verbas de gabinete e indenizatória e as dezenas de outras vantagens financeiras que os deputados possuem – e nenhum deles disponibiliza, por livre e espontânea vontade, essas informações.

A Assembleia Legislativa é o centro da corrupção no Piauí.