Geral / Piauí / Teresina · 28 de julho de 2021

Livre mercado é a única solução inteligente para transporte público de Teresina. Mas o SETUT tem outra opinião…

Responda rápido: o que é melhor TÁXIS ou UBER? Qualquer pessoa que pensar por poucos segundos conclui que o serviço de Uber é infinitamente melhor que o táxi em todos os aspectos. São mais baratos, mais confiáveis e têm em muito maior quantidade.

Há problemas no Uber? Há sim. Vários. Mas eles estão sempre em busca de solução (se não for o próprio Uber, são seus concorrentes que buscam resolvê-los).

O transporte público de Teresina é como o serviço de táxi. São atrasados, poucas empresas atuam, é caro e ineficiente. Quem pega ônibus sofre, diariamente, com os péssimos serviços.

A solução para o transporte público de Teresina é a mesma dos táxis: abrir totalmente o mercado, gerando uma ampla concorrência que permitiria um grande número de empresários atuando no setor.

Não existe NADA que justifique que apenas um número limitado de empresários tenham a liberdade de atuar nesse setor e é essa limitação o que faz com que o serviço seja tão ruim.

O SETUT menciona problemas que o livre mercado ocasionaria no transporte público e eles existiriam mesmo. Mas seriam problemas que poderiam ser resolvidos pelas próprias empresas.

Empresários criativos que desejassem atrair mais clientes teriam soluções práticas para esses problemas.

Atualmente, no sistema de oligopólio que temos, os problemas nunca são resolvidos, não há concorrência nenhuma e a população está sempre nas mãos das mesmas empresas que oferecem serviços de baixa qualidade.

A regulação do transporte de Teresina não melhorou os serviços e nem os tornou mais seguros, apenas engessou ainda mais possíveis evoluções no setor.