Após críticas, Governo cancela viagens de policiais para França e EUA
Após denúncia feita por O Piauiense e, posteriormente, um pedido de esclarecimentos por parte do promotor Chico de Jesus, do Ministério Público do Piauí, que requereu detalhes da viagem de policiais civis para os Estados Unidos e a França, o Governo do Estado anunciou o cancelamento da viagem.
A primeira denúncia é que o Piauí sofre um verdadeiro apagão na Segurança Pública – é impossível, por exemplo, conseguir um atendimento ao ligar para 190, a ação mais básica ao contatar a Polícia Militar. Fazer um Boletim de Ocorrência nem sempre é possível e o resultado é quase certamente nulo.
Na semana passada, meios de comunicação anunciaram que o Governo do Estado enviaram para um treinamento na França e nos Estados Unidos policiais civis do Piauí.
Em despacho de arquivamento, Chico de Jesus informa:
“Em resposta, o Governo do Estado apresentou, por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Governo, nos dias 13, 14 e 17 de outubro. Em suas respostas, foi informado que o Estado tornou sem efeito os decretos sem número, publicados nas edições de nº 195, de 11.10.2022, e nº 196, de 13.10.2022, do Diário Oficial do Estado do Piauí, que haviam autorizado a despesa. O Estado informou ainda que não foi emitida nota de empenho ou realizada qualquer despesa referente ao assunto. “