Eleições 2022 · 22 de abril de 2022

A manipulação das pesquisas da Meio Norte

O Piauiense está, desde o início, divulgando as pesquisas eleitorais que são publicadas por partidos e na mídia, mas um fato chamou atenção na última divulgada pela Meio Norte.

Fomos conferir no site do TSE, dos 42 itens itens do questionário que o Instituto Amostragem usou para fazer sua pesquisa política, ficou clara a tentativa DESONESTA de manipular um resultado usando a pergunta de número 7, exatamente o dado que a Meio Norte e o governo estão divulgando, omitindo os outros 41 itens questionados que mostram Rafael em condição pior.

Vamos ao ponto, na imagem aparece que o candidato Rafael é apoiado por Lula, enquanto o candidato Silvio Mendes é apoiado por Ciro e Bolsonaro, eles omitem que Rafael é apoiado por Wellington Dias ou Themistocles Filho e de forma ENGANOSA colocam Sílvio apoiado por Bolsonaro.

O pré-candidato Silvio Mendes já se manifestou que não fará palanque na disputa nacional, então por que a Meio Norte insiste em fazer essa analogia colocando nomes que não serão nem candidatos como é o caso de Ciro Nogueira? Por que a Meio Norte esconde os dados reais da pesquisa e fazendo dobradinha com Rafael ao divulga o dado manipulado?

Justamente para ampliar o nome de Rafael e buscar diminuir os adversários.

Se olharmos a divulgação no Instagram do petista, até Rafael esconde a informação colocada no questionário fazendo correlação com o nome de Silvio Mendes e Bolsonaro, fazendo uma divulgação manipulada das informações.

Usar o nome de Lula no questionário é uma estratégia estatística de colocar o nome do Rafael em segundo plano e dar evidência ao nome de Lula na hora de fazer o questionamento ao entrevistado.

Pesquisas políticas divulgadas são peças de marketing, se você teve acesso a ela e não pagou por isso, o produto é você. E é exatamente isso que a MEIO NORTE e o PT querem fazer, vender um produto tão ruim – tudo para enganar o eleitor.