Por que o Piauí tolera Ciro Nogueira e sua longa lista de crimes?

Ciro Nogueira é o nosso José Sarney. Ciro Nogueira é o nosso Renan Calheiros. Mesmo com uma penca de crimes em suas costas, não conseguimos nos livrar dele. O senador continua elegendo e ajudando diversos prefeitos e ganha cada vez mais apoio. Sua meta agora é ser governador do Piauí. Mas seu sucesso político à revelia dos crimes não é sem explicação. Vamos a elas:

Em 2018, após ter sido alvo de investigações da Lava Jato, Ciro Nogueira ganhou o apoio de dezenas de prefeitos do interior do Piauí. Um deles foi o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que declarou: “Eu tenho uma dívida moral com Ciro Nogueira.”

Mas, afinal, por que Ciro é tão amado por esses prefeitos do Piauí?

Apesar da longa lista de crimes, que o levou a ser réu na Lava Jato por organização criminosa e de ter sido denunciado pela PGR por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, nenhum político sente-se desconfortável em tirar uma foto ao seu lado. Ciro consegue, vez ou outra, umas ambulâncias para uma cidade que não tem nem um posto de saúde ou então ele destina alguma verba para uma cidade que vai ajudar a eleger um prefeito corrupto.

No interior, algumas cidades não têm nem água para a população, que depende de carros-pipa para conseguir beber. Muitas famílias passam fome e vivem em barracos dentro de grandes fazendas de propriedade dos prefeitos. A única forma que encontram para sobreviver é através de ajuda do governo. Podemos citar algumas cidades como Nossa Senhora dos Remédios, Cocal, Morro Cabeça no Tempo – que eu pessoalmente vi a situação alguns anos atrás – em que a população vive em escravidão absoluta dos prefeitos com a proteção de sujeitos como Ciro Nogueira que auxilia na subjugação dessas pessoas.

Ao ajudar esses políticos, Ciro Nogueira garante os votos desse povo que sofre todo tipo de abuso caso não vote nos candidatos indicados pelos seus prefeitos.

Ciro Nogueira é o retrato do clientelismo barato e descarado do Piauí. A política é um estilo de vida para Ciro Nogueira – mesmo muito rico e poderoso, ele ainda quer mais. Em breve, tentará ser Governador do Piauí e suas chances são grandes. O apoio de prefeitos corruptos ele terá. E a população, humilhada e subjugada, deverá votar em quem eles mandarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *