Piauí é o 3º estado com o maior ICMS do Brasil. Confira a lista completa.

O Piauí é o terceiro estado com o ICMS sobre a gasolina mais caro do Brasil. Perdendo apenas para Rio de Janeiro (34%) e Minas Gerais que tem os mesmos 31% do Piauí, porém outros tributos tornam o combustível um pouco mais caro para os mineiros. As informações são da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes.

Isso significa que, no Piauí, para cada R$ 100 de gasolina, R$ 31 do valor vão para o Governo do Estado. O Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, chegou a declarar que zerar o ICMS não faria com que o preço da gasolina caísse.

Depois do Piauí, vem o nosso vizinho Maranhão (30,5%) em quarto lugar. Os estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Goiás são os próximos com 30%.

Cobrando 29% de ICMS estão os estados de Alagoas, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco, Paraíba e Ceará e cobrando 28% estão a Bahia, Distrito Federal e Pará. O Espírito Santo é o único estado que cobra 27%.

Por fim, os estados que cobram o ICMS menos caro, com 25% de tributo, são: Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.