O plano de Firmino Filho para fazer você acreditar que ele salvou sua vida (é mentira e nós podemos provar!)

O prefeito Firmino Filho tem um plano: ele quer ser visto como um herói que salvou Teresina. Com milhares de vidas salvas – segundo sua falsa narrativa – a única coisa que ele vai pedir, em retribuição, é um singelo favor: que cada cidadão teresinense vote em seu candidato à Prefeitura de Teresina.

Infelizmente para Firmino, o seu plano foi desmascarado e será exposto nas próximas linhas: Firmino Filho já possuía dados, dos anos anteriores, que mostravam em que período do ano cairiam as mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave – tais quedas geralmente ocorrem a partir do mês de julho em todo o Brasil – e, com essas informações, ele começou a tomar medidas mais restritivas como o lockdown nos fins semana na mesma época.  A partir disso, sabendo que a doença teria uma queda espontânea nos casos, o prefeito de Teresina atribuiria a queda nas contaminações às suas ações. O timing precisava ser perfeito.

Vejamos o que postou o prefeito alguns dias atrás:

Na legenda da sua imagem, Firmino se vangloria ao afirmar que os hospitais sentiram os resultados das medidas mais restritivas que ele tomou. Mas agora vejamos o gráfico abaixo, que representa, a partir das 28ª semana, o mês de julho em relação às mesmas estatísticas citadas pelo prefeito – número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave:

Fonte: Ministério da Saúde com dados da Fiocruz

Na linha horizontal temos a SE (Semana Epidemiológica) que, a partir da mesma semana 28, começa a declinar. Esse dado representa os casos de 2019 – ano em que ainda não conhecíamos a COVID-19.

Mas não é só isso: em todos os anos, no Brasil, o mesmo acontece. Podemos pegar dados muito mais antigos e a curva é sempre a mesma: doenças respiratórias, no nosso país, começam a ter uma queda considerável a partir do meio do ano.

Fonte: DATASUS

O PLANO DE FIRMINO FILHO FOI DESMASCARADO

Firmino quer associar suas ações com a queda no número de internações por COVID – mas ele já sabia, antecipadamente, que a doença cairia em contaminações. É natural que ocorra agora. Há vários motivos para isso: por conta das mudanças climáticas no período do ano, altera-se a temperatura, casos de alergia, poluição e outros fatores que afetam, diretamente, os casos das doenças respiratórias.

Em breve, Firmino Filho vai começar a repetir, histericamente, que salvou milhares de vidas teresinenses. É mentira. Suas ações, possivelmente, pioraram os casos de contaminações como, por exemplo, quando houve um grande número de aglomerações em supermercados em dias anteriores à decisão de lockdown e multidões de pessoas no centro de Teresina quando ele decidiu fechar algumas ruas para impedir o trânsito de pessoas.

Infelizmente, há um objetivo que o Prefeito de Teresina conseguiu atingir: destruiu a economia da cidade, levando à falência centenas de empresas e ao desemprego milhares de trabalhadores.

Para reerguer a cidade, precisamos afastar do poder as pessoas que querem destruí-la.


Somos mídia independente. Precisamos do seu apoio!

O Piauiense é um meio de comunicação independente que não aceita e nem nunca aceitará dinheiro público. Fazemos matérias que você não encontra na mídia tradicional, alinhada com interesses políticos. Por isso, precisamos da sua ajuda para continuar o nosso trabalho. Faça uma doação de apenas R$ 10 e ajude a fazermos um jornalismo livre. Clique aqui para fazer sua doação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *