Firmino Filho cria multas para pedestres e ciclistas. Estamos mesmo patrocinando os cofres do Prefeito?

Firmino Filho criou, recentemente, projetos para multar ciclistas e pedestres que não respeitem as leis de trânsito. A medida tem como objetivo aumentar a arrecadação aos cofres públicos – ampliando o leque de pessoas que podem pagar multas.

O prefeito Firmino descobriu uma grande mina de ouro que, até alguns mandatos atrás, ele utilizava de maneira um pouco mais discreta: as multas de trânsito. Em setembro de 2016, um mês antes de sua reeleição, a Prefeitura arrecadou um pouco mais de R$ 1 milhão em multas. Em 2018, ano que Firmino não era candidato, as multas estão em mais de R$ 2 milhões. Não é impressão sua que estão multando mais: dobraram a meta de arrecadação e agora irão começar a atingir pedestres e ciclistas.

Veja os documentos com as multas nos períodos de 2016 e 2018.

A sana por dinheiro público da Prefeitura de Teresina ignora que que mais anda a pé ou de bicicleta são pessoas pobres. A lei, segundo matéria do Portal O Dia, prevê, inclusive, remoção da bicicleta – que é, muitas vezes, a fonte de trabalho de muitas pessoas.

A lei é absurda em diversos aspectos. Um deles, por exemplo, é que pretende multar quem carregar “peso excessivo”. Ora, quem deve decidir isso é o próprio ciclista e não um burocrata corrupto da Prefeitura. Pense na seguinte situação: um senhorzinho trabalha carregando pesados sacos diariamente. É quase superior ao tanto que ele suporta e, com dificuldade, ele faz sua viagem diária pois é o único sustento de sua família. Para Firmino Filho, esse senhor deve ser multado e proibido de trafegar dessa forma e, em caso de recusa, sua bicicleta deve ser sequestrada pelo poder público.

Outro detalhe importante: os ciclistas deverão colocar placas nas bicicletas. Isso demonstra como outra indústria parasita – de quem irá colocar as placas – está por trás dos interesses de Firmino em “melhorar o trânsito” ao encher os próprios bolsos de dinheiro.

A corrupção agressiva tem tomado conta da Prefeitura de Teresina. Os mais pobres são as primeiras vítimas. Quem vai parar Firmino Filho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *