Como Firmino Filho criou o caos no trânsito de Teresina

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, está no poder há 4 mandatos, porém, o que se percebe em seus governos é uma total falta de organização e projetos para a cidade. Sua última “grande” ideia foi a criação dos terminais de ônibus – uma solicitação feita há décadas pelos teresinenses – mas, assim como toda obra demagógica, a proposta têm apresentado mais problemas que soluções. Listamos como, a partir do desastre de suas ideias postas em prática, o prefeito tem levado o caos ao trânsito de Teresina:

1º – Colocou vias exclusivas para ônibus em ruas desnecessárias

Vá no centro de Teresina. Quem andava por lá sabe que o trânsito era um dos piores da cidade. Muitos carros, ruas pequenas, sem lugar adequado para estacionar. Mas nada que está ruim não pode piorar. Piorou. Ao invés de criar condições para desafogar o trânsito, Firmino colocou diversas vias exclusivas para ônibus onde só havia “duas mãos”, ou seja, ficou apenas uma única via para os carros trafegarem. Resultado: criou ainda mais engarrafamentos, prejudicando tanto quem anda de ônibus como quem anda de carro.

2º – Não finalizou os terminais, fazendo com que uma via se perdesse totalmente

Toda obra com caráter eleitoreiro precisa demorar muito tempo para ser terminada. Obras que terminam rapidamente, segundo políticos da mente pequena, tendem a cair no esquecimento do povo. É por isso que as obras dos terminais demoram tanto para finalizar. A João XXIII, por exemplo, que possui mais de 5 vias e que antes não tinha praticamente nenhum congestionamento, ficou intrafegável. Os ônibus não podem andar nas vias para ônibus e nem os carros, piorando e muito o trânsito.

3º Dificultar o Uber é aumentar o trânsito

Firmino declarou que dificulta a vida do Uber porque, se facilitasse, o trânsito aumentaria muito no centro. Mas a verdade é o contrário: ao piorar as condições de funcionamento do Uber, menos pessoas que possuem carros vão utilizar o serviço e vão dar preferência para o carro próprio, aumentando o número de veículos nas ruas e, consequentemente, piorando o trânsito.

4º Mudanças nas vias feitas pela Strans são confusas e não trazem resultado algum

Você vai entrar em uma rua e ela agora é contramão. Um sinal que antes não existia. Os retornos que desaparecem misteriosamente. Praticamente todos os dias o trânsito de Teresina sofre modificações sem explicação alguma para os motoristas. Isso faz com que rotas novas precisem ser criadas, gerando mais caos e confusão no trânsito, que não melhora com as modificações.

Quer entender a gestão de Firmino Filho? Analise as paradas de ônibus, analise o trânsito da cidade. Firmino não consegue construir algo simples como uma parada, não consegue organizar um terminal de ônibus como outra cidade. Esses exemplos são ótimos espelhos de sua administração – o resto é bem pior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *